terça-feira, 30 de agosto de 2011

Qual o primeiro passo para iniciar a Pascom na minha paróquia?



            Promessa feita, promessa cumprida!
Nossa amiga Ivani quer saber como e por onde começar o trabalho de Pascom. Então sugerimos algumas coisas. Em primeiro lugar é preciso compreender que toda pastoral [= Ação do Pastor] nasce de uma demanda da comunidade. Antes de qualquer coisa é preciso responder à pergunta: por que precisamos da Pastoral da Comunicação?   A resposta não deve ser fruto do que uma pessoa pensa e sim da reflexão feita em comunidade.
            Quando pensamos em começar a Pascom sempre corremos o risco de querer fazer coisas apenas. Geralmente os grupos nascem para fazer o jornal da paróquia, o site ou o programa de rádio. A missão da Pascom ultrapassa a linha do fazer e sua principal meta é integrar pessoas, comunicar ao mundo o que a Igreja verdadeiramente é e faz. De acordo com o Documento da CNBB, nº 75, Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio, a Pascom é a “pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação”.
            Outro aspecto que deve ser levado em consideração no início dos trabalhos da Pascom é o grupo. Não existe “euquipe”! A equipe da Pascom deve ser formada por pessoas que se identifiquem com a missão de evangelizar através da comunicação. E para integrar uma equipe de Pascom não é preciso ser um profissional da área de comunicação. Mas é necessário ter disponibilidade, estar inserido na comunidade. O agente de Pascom é alguém que reza e está conectado com o mundo.
            E o que fazer em grupo? A Igreja tem uma coleção de documentos sobre a comunicação, sem contar os muitos livros publicados sobre essa temática. É bom que o grupo conheça o que a Igreja pensa e deseja de nós. Paralelo ao estudo deve estar o planejamento da pastoral. E sobre esse assunto a gente conversa depois!
            Sugestões, dúvidas... Deixe o seu comentário!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Irmã Helena Corazza na Pascom

Um bate-papo com agentes da Pascom marcou a visita da Irmã Helena Corazza, fsp, à sede da Pastoral no dia 26 de agosto. Além da equipe arquidiocesana, também participaram desse momento agentes das paróquias de São Gonçalo do Retiro, São Francisco de Assis / Boca do Rio, Santo Antônio/ Cosme de Farias, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Mares e Santo Amaro de Ipitanga. Também estiveram conosco a equipe da Pascom da Arquidiocese de Feira de Santana. Foi um momento de troca de saberes e experiências.

Irmã Helena Corazza é presidente da Signis Brasil, associação de veículos de comunicação católicos e membro da Equipe de Reflexão da CNBB. 

Depois de uma longa pausa...

Pois é... Aprendi com a raposa, amiga do Pequeno Príncipe, que somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos (quem não conhece essa história vale a pena conferir). E é por você, amigo leitor desse blog que retomamos as nossas reflexões após um período de silêncio. Às vezes, uma pausa no que fazemos traz novas inspirações e desejos. Ajuda a avaliar a caminhada feita até aqui. Aproveitamos a oportunidade para propor uma reflexão sobre a importância da pausa.
É muito comum ouvir dos agentes de pastorais o seguinte: não tenho tempo!  Não temos tempo para rezar, para bater um papo, para planejar as nossas atividades. Vivemos numa época em que tudo acontece ao mesmo tempo e sempre temos a sensação de estarmos atrasados. Brigamos o tempo todo com o relógio!
A ausência de um planejamento pastoral e pessoal pode ser a raiz desse ma-estar que vivemos. Ter metas e objetivos claros e bem definidos contribui para que o andamento das nossas atividades seja mais tranquilo. Em breve vamos discutir sobre como deve ser o planejamento da Pastoral da Comunicação.
Voltando ao tema da pausa, lembro aqui dois textos bíblicos que podem nos ajudar nessa reflexão. O primeiro pertence ao relato da Criação presente no livro do Gênesis, 2, 1-4. Após criar e admirar a obra que realizou, Deus descansou no sétimo dia. É isso mesmo, Deus nos ensina que é preciso parar! O descanso aqui, é entendido como o nada-pra-fazer, é o tempo de reflexão, de repouso. Jesus também nos ensina que é preciso ter tempo para rezar. Nos Evangelhos encontramos várias passagens em que Jesus se retira para rezar, como em Mateus, 17, momento em que o Mestre revela a sua divindade aos seus discípulos.
Então, seu grupo de Pascom já tem um planejamento? E você já traçou as suas metas de vida? Que tal começar... Seria maravilhoso receber comentários de sua experiência sobre esse tema!